Servidores municipais participaram, na manhã desta sexta-feira (26), do 5º Seminário Técnico Nakopa, que desta vez tratou do tema reciclagem de materiais e recuperação energética. O Nakopa é uma parceria intragovernamental que busca aperfeiçoar a gestão sustentável dos resíduos em Jundiaí, com três eixos distintos de atuação: educação ambiental, capacitação técnica e capacitação operacional.

Durante a palestra, a especialista em Gestão Empresarial e Direito Ambiental e coordenadora da Universidade Técnica de Braunschweig no Brasil, Christiane Dias Pereira, falou sobre rendimento de plantas de triagem para resíduos recicláveis selecionados e o alcance da taxa de densidade em plantas de valorização de recicláveis a partir de resíduos mistos, entre outros assuntos.

Ela lembrou, ainda, que não há padrão no que se refere à gestão de resíduos sólidos. “Cada cidade tem uma abordagem diferente de acordo com o seu perfil”, destacou. A ideia da parceria é capacitar os técnicos da Prefeitura para que eles possam atuar de forma mais eficiente na gestão dos resíduos sólidos.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jundiai

Fotos: Fotógrafos PMJ

5º Seminário Nakopa trata de reciclagem e recuperação energética