Christiane Dias Pereira - Engenheira civil e advogada, especialista em gestão empresarial e direito ambiental, atua como doutoranda e coordenadora da Universidade Técnica de Braunschweig (TUBS) no Brasil e como presidente do Instituto CReED. Com trajetória profissional formada pela pluralidade de eixos temáticos, foi como diretora de empresas que abarcou responsabilidades voltadas para o nível tecnológico e jurídico, participando de projetos nacionais e internacionais. Atuação especializada em tratamento mecânico e biológico de resíduos sólidos urbanos há 18 anos, com atividades desenvolvidas juntamente à órgãos públicos e empresas privadas, desde o desenvolvimento de conceitos tecnológicos, implementação de plantas de tratamento de RSU até avaliação técnica e desenvolvimento de análise de risco e projetos de financiamento para a FINEP e CAIXA. Ministra capacitação em gestão de resíduos para os Ministérios, Secretarias Estaduais e Municípios brasileiros, como também para bancos públicos, agências ambientais, entre outras entidades públicas. Atua como professora em valorização de resíduos na PUC-RIO, TUBS, FESP-SP e SENAC-Jundiaí.Christiane Dias Pereira – Engenheira civil e advogada, especialista em gestão empresarial e direito ambiental, atua como doutoranda e coordenadora da Universidade Técnica de Braunschweig (TUBS) no Brasil e como presidente do Instituto CReED. Com trajetória profissional formada pela pluralidade de eixos temáticos, foi como diretora de empresas que abarcou responsabilidades voltadas para o nível tecnológico e jurídico, participando de projetos nacionais e internacionais. Atuação especializada em tratamento mecânico e biológico de resíduos sólidos urbanos há 18 anos, com atividades desenvolvidas juntamente à órgãos públicos e empresas privadas, desde o desenvolvimento de conceitos tecnológicos, implementação de plantas de tratamento de RSU até avaliação técnica e desenvolvimento de análise de risco e projetos de financiamento para a FINEP e CAIXA. Ministra capacitação em gestão de resíduos para os Ministérios, Secretarias Estaduais e Municípios brasileiros, como também para bancos públicos, agências ambientais, entre outras entidades públicas. Atua como professora em valorização de resíduos na PUC-RIO, TUBS, FESP-SP e SENAC-Jundiaí.

 

Klaus Fricke – Formado em Geologia, doutor em Engenharia, professor catedrático e pesquisador da TUBS (Universidade Técnica de Braunschweig), diretor de Departamento de Resíduos Sólidos e Recursos naturais, presidente do CREED, vice-presidente da RETECH, editor da revista técnica MUELL und ABFALL, atua há mais de 30 anos em gestão de resíduos na Alemanha e em outros continentes, foi responsável pela implantação, em 1983, da coleta seletiva e compostagem de orgânicos na Alemanha. Autor de diversas publicações técnicas, tem participação como assessor técnico do Governo Alemão pelos Ministérios de Educação e Pesquisa, de Cooperação e de Meio Ambiente. Trabalhou no Brasil como consultor em projetos da ANEEL e Caixa Econômica Federal, para prefeituras. Coordena o curso de mestrado em Engenharia Urbana ministrado pela cooperação PUC e TUBS.

 

Olga KasperOlga Kasper – Formada em Geografia, possui Mestrado em Geografia Aplicada com ênfase em Gestão do Meio Ambiente e de Resíduos Sólidos pela Rheinisch-Westfälische Technische Hochschule (RWTH Aachen, Alemanha).  Participou de projetos internacionais durante a Graduação, como a introdução de conceitos de Educação Ambiental em Tena, Equador. Desenvolveu, em conjunto com órgãos municipais, um plano de Gerenciamento Energético para a cidade de Lich, na Alemanha, resultando em redução de custos e da emissão de gases do efeito estufa no município. Atualmente é Assistente Administrativa Ambiental na Terra Melhor Ltda., atuando em temas relacionados ao Tratamento Mecânico e Biológico de Resíduos Sólidos Urbanos e participando em projetos nacionais e internacionais.

 

Fábio Lippi Silva

Fábio Lippi Silva – Formado em Ciência da Computação, com especialização em Gerenciamento de Projetos, atualmente é Professor Universitário, Coordenador de Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Centro Universitário Módulo, Diretor de Projetos na Tradex Alliance Brazil, empresa especializada em Comércio Exterior, e consultor em projetos na Terra Melhor Ltda. Possui experiência em ferramentas e técnicas de gerenciamento de projetos e TI, tendo atuado em diversos projetos de cooperação internacional nas áreas de resíduos, TI e comércio.

 

 

ChristineChristine Pereira-Glodek – Pedagoga e técnica em administração e educação ambiental, tem participado de projetos no Brasil e na Alemanha em matéria de gestão de resíduos sólidos urbanos em parcerias e intercâmbios de informações entre a Universidade Técnica de Braunschweig, CReED e prefeituras brasileiras, órgãos públicos e entidades privadas. Cuida da organização de eventos e dá apoio em visitas técnicas. Faz tradução de textos e atua como intérprete consecutiva. Também trabalha na Alemanha em projeto educacional de terapia curativa baseada na antroposofia. Fala português, alemão e inglês. É coautora de trabalhos publicados em obras coletivas.

 

 

Diana Piffer Gigliotti – Formada em Tecnologia em Gestão Ambiental e Engenharia Ambiental e Sanitária. Atua há 4 anos em projetos internacionais de gestão sustentável dos resíduos tendo planejado, gerenciado e tabulado levantamento estatístico junto ao setor privado e a comunidade avaliando a percepção do público no que diz respeito a gestão dos resíduos, realizado caracterização integral de resíduos que combina análises gravimétricas, granulométricas e físico-química, abordagem inovadora dentro do mercado brasileiro. Também apoiou a realização de eventos e workshops internacionais sobre o tema.